A ArcelorMittal, multinacional considerada uma das empresas mais inovadoras do Brasil pela Forbes, enfrentava o desafio interno de desenvolver e fomentar uma cultura de inovação entre seus colaboradores. Para atacar esse desafio, a empresa contratou a AAA Inovação para construir uma Academia de Inovação no setor de aços planos, responsável por capacitar direta e indiretamente mais de 10 mil pessoas.
Como designer especializado em Criatividade Aplicada, fui convidado pela AAA para criar e ministrar dois conteúdos: uma atividade prática sobre Agile e uma oficina de Inovação Aberta. Utilizando o Design Thinking como processo ferramental e minha experiência em criar trilhas remotas, eu projetei atividades de forma que fossem desafiadoras e interativas, e fechei as atividades utilizando o KAHOOT como mecanismo de gamificação e consolidação de conhecimento.
Com fluxos de ações que contaram com Aulas Práticas, Conceitos e Experimentação, pude garantir que os colaboradores da ArcelorMittal pudessem colocar em prática as habilidades aprendidas, o que é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa de inovação já que INOVAR É REALIZAR.
Utilizando Design Thinking e Criatividade Aplicada, auxiliei a equipe da DPIRS/FIRJAN, de forma presencial, na CASA FIRJAN, a criar maior coesão no grupo através de um conteúdo expositivo de alto impacto, somado a uma prática imersiva, onde o resultado final promoveu a colaboração ativa e estimulou a empatia, deixando aprendizados e fortalecendo uma cultura organizacional inovadora, que incentiva a curiosidade, flexibilidade, colaboração e positividade.
A partir de uma trilha única, feita para gerar um amplo senso de pertencimento e integração ao grupo, além da intenção de potencializar os vínculos pessoais e fomentar a proatividade necessária para atingir as metas de 2023, Luiz Coelho - da Creative Working Class - e eu conduzimos uma experiência lúdica e enriquecedora para cerca de 50 pessoas, que deixou reflexões duradouras e contribuiu para a conexão e o crescimento da equipe.
Acredito que a criatividade é o elemento fundamental para o sucesso em qualquer projeto, e foi isso que guiou a minha abordagem na Oficina Prática de Criatividade Aplicada para o programa Porto do Saber, uma parceria da Firjan SENAI SESI com a empresa Subsea 7 e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Com o objetivo de desbloquear mentes e fortalecer a confiança no potencial inovador da nova geração, utilizei o Design Thinking como processo ferramental, somado aos conceitos de Filosofia Holística e a minha experiência com a aplicação prática da criatividade.
Com resultados tão positivos, a trilha acabou sendo incorporada ao programa em 2020 e, desde então, formei 6 turmas, entregando projetos compatíveis com ideias que eu vejo em programas de inovação diversos.
Acredito que essa abordagem inovadora e holística é fundamental para o sucesso no mundo em constante mudança em que vivemos, principalmente para as futuras gerações de brasileiros.
"Extremamente significativa a participação do Artur na trajetória educacional, profissional e existencial dos estudantes do projeto do Porto do Saber, pois eles tiveram a oportunidade de desenvolver uma série de competências por meio das atividades lúdicas que foram propostas, bem como aplicá-las na fundamentação dos conteúdos apresentados no decorrer da Oficina de Criatividade.
Certamente, foi uma experiência ímpar que contribuirá para o descortinar de um novo olhar sobre o mundo."
Depois de colaborar como consultor e mentor do programa SHELL INICIATIVA JOVEM, a parceria com o CIEDS escalou e fui convidado para criar uma nova Trilha de Ideação para o premiado programa de empreendedorismo da Shell, que apoia jovens diversos e contou com cerca de 90 negócios nesta edição.
Com um framework de aprendizagem focado na mentalidade empreendedora e na estruturação de ideias em modelos de negócios, utilizei Metodologias Ativas para potencializar o autodesenvolvimento, além de estimular a Empatia, Colaboração e Experimentação, produzindo um projeto coletivo na prática, enquanto aprenderam as ferramentas para desenvolver suas próprias ideias.
Neste projeto ímpar, pude colaborar também como Supervisor Pedagógico, dar aulas e criar o bootcamp final, no Discord.
> saiba mais <
Dando sequência a uma parceria de longo prazo, ajudei a equipe de inovação do SENAC RIO a elaborar um Workshop de Criação Colaborativa para o programa 1.Nova.Ação, que é a jornada gameficada destinada a fomentar a Cultura de Inovação nas empresas Sesc, Senac, Ifec, Ifes, Fecomércio e Casa do Comércio.
Durante 5 dias, meu objetivo foi guiar e inspirar os cerca de 450 participantes a explorarem suas habilidades criativas e aplicarem-nas de forma consciente na resolução de problemas complexos, consolidando insights e engajando as pessoas em relação ao desenvolvimento de soluções inovadoras.
Além da facilitação, também criei uma microtalk, sobre AI e seus impactos na Economia Criativa, como forma de gerar tempo para os monitores organizarem os processos internos.
> saiba mais <
Como designer e catalisador criativo, tive o prazer de trabalhar com o PROGRAMA CRIA RJ, que visa fomentar a economia criativa nas comunidades do Complexo do Jacarezinho, na Muzema e no Cantagalo, no Rio de Janeiro. Percebendo a importância de descentralizar o investimento em ações de formação e de fomento à arte e à cultura, concentramos nossos esforços em fortalecer as iniciativas culturais já existentes e resistentes nessas comunidades.
Para alcançar esse objetivo, desenvolvi o módulo "Atitude Mental Criativa", que é uma das ações do programa. Utilizando minhas habilidades em design thinking e compreensão da criatividade humana, criei uma trilha de atividades que libertou o público de conceitos pré-estabelecidos e apresentou novas possibilidades de pensamento. Além disso, a atividade provocou o rompimento das principais barreiras criativas por meio do uso de ferramentas visuais em uma atividade prática.
Adotamos uma abordagem de cooperação e relação orgânica com a comunidade, o que não só contribuiu para o desenvolvimento de habilidades criativas, mas também fortaleceu a relação entre as comunidades participantes e o programa. Foi gratificante ver a comunidade se envolver e se beneficiar da atividade, e esperamos que essa ação tenha um impacto duradouro no desenvolvimento da economia criativa nessas comunidades.
A Prefeitura do Rio de Janeiro, desafiou-se a extrair insights do Conselho de Notáveis para potencializar o Plano Estratégico da cidade e contou com a ajuda da Fundação João Goulart para tal ação, que me convidou para somar ao projeto.
Utilizando a criatividade aplicada e ferramentas de design thinking, desenvolvi uma jornada personalizada, que permitiu colaboração efetiva e visões compartilhadas. Através das ferramentas construídas e encontros estruturados, membros do Conselho extraíram insights valiosos para a cidade.
Suas habilidades e experiências contribuíram de maneira única, criando uma sinergia de vontades que foi fundamental para o sucesso do projeto, que agora pode ser replicado em outros contextos que enfrentam problemas complexos similares.
Parceiros de Projeto:
Luiz Coelho
Rafaela Bastos
Atuando como Professor no IED RIO desde 2012, lecionei em diversos cursos, sendo a minha primeira participação a convite do Daniel Pan, dando uma oficina de Design Thinking no Master de Design Estratégico.
Depois da excelente experiência, a parceria se consolidou e pude participar de várias iniciativas e cursos, como aula de colagem criativa na Escola ELEVA e o IED PARLA.
Já como Professor de Design Thinking e Processos Criativos Colaborativos, fui eleito 3 vezes melhor docente e disciplina - Processo Criativo na Pós de Branding - pelos alunos.
Atualmente sigo participando de suas atividades institucionais, como o desenvolvimento de sua metodologia educacional, o ETHOS IED, das edições do DESIGN DEGUSTAÇÃO e, meu novo curso Design Thinking: Método e Mentalidade para Inovar.
A ideação é uma das principais fases de um processo de inovação, mas, muitas vezes, nos perdemos na construção de ideias por não sabermos direcionar nosso foco criativo. Por isso, a BATUX convidou a HC1506 para desenvolver um workshop junto ao seu cliente WHIRLPOOL com a intenção de gerar volume de ideias para o Black Friday de suas marcas Consul e Brastemp.
Partindo de uma pesquisa prévia, nesse workshop com 4hs de duração, usei uma trilha de DT para Consumer Insights única, com uma prototipação rápida como forma de materialização das ideias, a fim de ver criar um bom volume de conceitos para que, alinhado com a necessidade do Cliente, fosse criada uma campanha que fortalecesse a experiência do usuário.
Em 2019, a convite da Diretora de Inovação do Laboratório de Atividades do Amanhã - LAA / Museu do Amanhã Marcela Sabino, facilitei um processo de Design Thinking em parceria com Médicos, pacientes e membros da Adila - Associação dos Diabéticos da Lagoa, com o foco de compreender a Diabetes tipo 2, suas consequências e como poderíamos colaborar na redução do impacto do "pé diabético".
Foi bem desafiador lidar com uma doença tão impactante e silenciosa. Poder ouvir os relatos e tentar somar valeu a tentativa, uma vez que o projeto não chegou a ser finalizado.
No projeto Laboratório de Transformação Cultural da ANF Produções, atuei como facilitador em três módulos - aula prática, facilitação e mentoria - com jovens de periferias e territórios de baixo IDH no Rio de Janeiro.
Baseado nos conceitos de Sir Herbert Read, acredito que estimular a capacidade criativa das pessoas é fundamental para uma vida livre. Com uma equipe incrível, composta por Carmen Valdez, André Fernandes, Diogo F. de Oliveira, Ana Pacheco, Renata Duarte, Luiz Coelho, entre outros, o projeto entregou valor e fortaleceu a confiança criativa.
A luta contra a desigualdade continua firme, e este projeto é um testemunho do poder da educação e da cultura como ferramentas para criar um impacto significativo em comunidades vulneráveis.
Cookies nos ajudam a aprimorar sua navegação aqui. Aceitando, você colabora com nossos insights coletivos.